29 de outubro – Dia Nacional do Livro – empreendedores e executivos buscam na literatura inspirações para os negócios

Em 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro, data criada em 1810 para comemorar a fundação da Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, a primeira do país.

160 0

O hábito da leitura ultrapassa séculos e se mantém como importante momento de lazer, reflexão, aprendizado e inspiração. 

Empreendedores e executivos de empresas brasileiras também buscam na literatura o estímulo para desenvolverem suas carreiras e prosperarem nos negócios, a partir de ideias que surgem durante a leitura. Pensando nisso, separamos algumas indicações de livros que ajudaram a inspirar os profissionais abaixo:

José Papa, 45 anos,  sócio e CEO da Trace Brasil 
Livro: Outliers, de Malcom Gladwell 
“Obra que mergulha nos casos que mostram que o sucesso é o encontro da vocação e competência com enorme dedicação. A famosa “10000 hour rule” onde para obter resultados excepcionais a regra da prática de 10000 horas de dedicação funciona. 

Adriana Barbosa, 43 anos, criadora da Feira Preta e CEO da PretaHub 
Livro: Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias, de Jake Knapp, John Zeratsky  e Braden Kowitz 
“Gosto desse livro porque me ajudou a desenvolver um método ágil para apoiar o desenvolvimento  de novos produtos e estratégias para os negócios. Em 2018 criamos uma metodologia para o programa educacional da Feira Preta que se chama Afrolab que foi desenvolvido em co-criação com o British Council e uma Universidade do Reino Unido e usamos o Sprint como base metodológica”.

João Souza, 40 anos, diretor presidente do Fa.vela e Head de Futuros Inclusivos
Livro: Small Data – Como poucas pistas indicam grandes tendências, de Martin Lindstrom
“Com linguagem acessível para quem não está familiarizado com a lógica do Big Data, o livro fornece uma visão do poder e potencial dos dados e da observação em qualquer organização, principalmente negócios de inovação, em que pequenas ações criam grandes diferenças e impacto”

Tatiana Silva, 34 anos, diretora executiva do Fa.vela 
Livro: What is Water? The History of a Modern Abstraction, de Jamie Linton
“Linton me impactou como empreendedora social por olhar para algo que naturalizamos como comum, disponível e acessível – que é a água – e apresentá-la como uma ideia produzida por diversas construções sociais, culturais, ambientais, políticas, que resultam na crise e elitização do acesso. Esta percepção crítica me impulsionou a buscar liderar iniciativas que gerem impactos positivos no todo, na sociedade, e a questionar o que observamos como natural, como a própria noção de empreender, de empreendedorismo”.

Lorelay Lopes, 39 anos, head de Negócios do UP Consórcios, fintech da Embracon
Livro: Mulheres lideram melhor que homens, de Lois P. Frankel e Maria Alayde Carvalho
“Além de trazer exemplos reais, explica muito bem os motivos pelos quais a mulher tem um estilo de liderança mais assertivo, ainda que não ocupe um cargo de líder, e me trouxe segurança e certezas dos meus pontos fortes e competências naturais de comando”.

Moacy Veiga, 42 anos, CEO do Kinvo, app para gestão de investimentos
Livro: A Startup Enxuta, de Eric Ries
“Esse livro tem um papel fundamental na mudança de visão do empreendedor, de como ele pode montar um negócio. Na maioria das vezes, queremos fazer algo muito complexo, muito rebuscado e, no fundo, validar um modelo de startup deve ser simples, rápido e fácil. E esse é o desafio, pois nem sempre o simples é fácil. A Startup Enxuta foi um divisor de águas para mim em relação a visão de quem quer montar uma startup, ou mesmo fazer um negócio tradicional, só que de uma maneira um pouco diferente.”

Daniel Topper,  35 anos, CEO do Zarpo, agência online de viagens 
Livro: The hard thing about hard thing, de Ben Horowitz
“Escrito por um fundador e CEO emblemático, me fez refletir sobre as situações e decisões difíceis que ele teve que enfrentar. Ideal para ler e reler, ainda mais nesses momentos de incertezas que estamos vivendo”.

Daniel Kriger, 35 anos, cofundador e CEO da Kenzie Academy, escola de programação para desenvolvedor web full stack
Livro: High Output Management, de Andrew S. Grove
“É um clássico para todos que querem começar no empreendedorismo ou fundar uma empresa de tecnologia. Foi escrito em 1983 pelo CEO da Intel e, ainda hoje, a grande maioria dos ensinamentos continuam atualizados. Neste livro, aprendi muito sobre as boas práticas de gestão de uma empresa de tecnologia e, o mais importante, o racional de como funcionam e como podem ser implementadas no crescimento de um negócio.”

Alex Monteiro, 36 anos, sócio-fundador da Non Stop, a maior agência de talentos digitais da América Latina 
Livro: O Jeito Harvard de Ser Feliz, de Shawn Achor
“O livro muda a nossa visão sobre como o comportamento é importante na busca pelo sucesso. Não adianta estar no melhor posto de trabalho, ou ser o dono da maior empresa, se esse não for o seu propósito. O autor, Shawn Achor, ensina que a felicidade está no processo, e não no final; pois o final pode não chegar –  e tomara que realmente não chegue – pois o processo é o mais prazeroso”.

Carlos Ávila, 45 anos, sócio fundador do MeuVizinho.me, a primeira rede social de consumo local do Brasil
Livro: O Algoritmo da Vitória, de José Salibi Neto e Adriana Salles GomesO livro identifica os padrões de comportamento de esportistas de alto desempenho e explica como aplicar isto na identificação de jovens talentos. Os autores codificam os oito elementos que devem ser aplicados nas empresas para formar um time espetacular. Posso afirmar que o livro me ajudou na trajetória como empresário, já que foi por meio dele que comecei a construir um time de profissionais talentosos e fora da curva no MeuVizinho.me!”.

Anderson Gil, 39 anos, sócio-fundador e diretor de Marketing e Negócios da Followize, software de gestão de leads e vendasLivro: A Arte da Guerra, de Sun Tzu
“É quase um clichê recomendar este livro. Mas, sendo um comunicólogo e apaixonado por estratégia, não tem como ignorar esta verdadeira bíblia do planejamento. O livro traz conceitos básicos, porém essenciais para aqueles que trabalham visando resultados estratégicos”.

André Gil, 36 anos, sócio-fundador e diretor de Tecnologia da Followize, software de gestão de leads e vendasLivro: O Jeito Disney de Encantar os Clientes, Walt Disney Institute
“Quando uma das empresas que mais encanta seus próprios clientes no mundo todo resolve colocar toda essa experiência e conhecimento em livro, você tem que ler. Ainda mais se você busca fidelizar seus clientes através de um atendimento diferenciado, como é o caso da Followize”.

Fernando Farias, 41 anos, CEO da Gofindlocalizador que utiliza inteligência artificial para ajudar o consumidor a encontrar produtos nas proximidades
Livro: Cabala e a arte de manutenção da carroça – Lidando com a lama, o buraco, o revés e a escassez, de Nilton Bonder
“O livro nos oferece uma nova forma de refletir e lidar com os riscos, imprevistos e dificuldades que são inerentes a gestão dos negócios. Leitura rápida, mas que inspira e contribui não só para os negócios, mas para a vida pessoal”. 

Diego Carmona, 40 anos – CVO e fundador da leadlovers, plataforma de automação de marketing digital e vendas
Livro: A startup de $100,  de Chris Guillebeau 
“Explica bem o conceito de que não é preciso grande investimento para iniciar um negócio, que o importante é validação das ideias e testar o modelo de negócios o mais rápido possível usando foco e praticidade, trazendo diversos exemplos e diferentes formas de como negócios foram constituídos e dirigidos por pequenos empresários que iniciaram com muito pouco.”

Cassiano Maschio, 36 anos – Diretor comercial e de Marketing da Inbenta Brasil, empresa global, especializada em atendimento online por meio de inteligência artificial
Livro: Receita Previsível, de Aaron Ross & Marylou Tyler 
“Para negócios que precisam escalar rapidamente, é um livro divisor de águas. Os autores explicam de maneira bem didática e prática como estruturar uma ‘máquina de vendas’ para garantir uma receita muito mais previsível em um cenário de cada vez mais concorrência, com profissionais especializados e dedicados em cada etapa do processo: pesquisa, prospecção, qualificação, negociação, fechamento”.

Fellipe Couto, 24 anos, CEO e Fundador da Vulpi, plataforma que conecta profissionais de TI e empresas
Livro: A lógica do Cisne Negro, Nassim Nicholas Taleb
“Ele mostra como o que está no seu controle pode ser resolvido e o que não está tem que ser aceito. Na vida do empreendedor, assim como de toda pessoa, situações saem do controle, o que não pode ser interpretado como negativo e sim aproveitado como lição”.

Luana Ribeiro, 27 anos, CEO da Devninjas, startup com foco em transformação digital 
Livro: Sonho Grande, de Cristiane Correa
“Para chegar até aqui, precisei encontrar uma forma de aprender com os erros e, principalmente, com quem já trilhou o caminho. Neste contexto, o Sonho Grande de Cristiane Correa me marcou muito porque ao abordar a história dos três empreendedores da Ambev (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira) transmitiu-se a mensagem de que nada é impossível”.

Andressa Rando Favorito, 37 anos, especialista em gestão de negócios de Moda 
Livro: O Futuro do Trabalho, de Domenico De Masi 
“Vivemos em uma realidade onde um seleto grupo de pessoas trabalha por muitas horas e recebe uma grande quantia de remuneração. Mas, e se houvesse um grupo maior para assim dividir melhor essas horas de trabalho e ganhar salários mais igualitários? A partir dessa reflexão de Domenico de Masi, mudei meu conceito de gestão. A obra auxilia a olhar de uma nova ótica a questão da distribuição da riqueza, dos produtos e do trabalho”.

Rodolfo Gomes, 36 anos, cofundador da PPT Go, scale up que alinha alta tecnologia com processos ágeis a fim de atender aqueles que desejam melhorar a qualidade de suas apresentações
Livro: Pixar Storytelling, de Dean Movshovitz 
“Muito se diz sobre a importância de saber contar uma boa história. E, não é para menos. O chamado storytelling mostrou ser uma ferramenta poderosa de aproximação e fidelização dos consumidores. Neste contexto, o Pixar Storytelling é uma ótima fonte de inspiração. Os filmes da Pixar têm um enredo incrível e o livro não é diferente. Apesar de estar disponível apenas em inglês, vale a pena conhecer a obra porque ela é capaz de proporcionar ótimos insights para um storytelling bem estruturado’’. 

Eduardo Pirré, 31 anos, CTO e cofundador Maria Brasileira, maior rede de franquias de cuidados e limpeza residenciais e corporativas 
Livro: Jack: definitivo: segredos do executivo do século, de Jack Welch
“O livro Jack definitivo tem um grande simbolismo, pois ganhei do meu pai quando tinha apenas 16 anos, e me marcou muito ver a forma como o autor reforçou a importância do líder trabalhar pelo crescimento das pessoas ao seu lado e estar sempre muito próximo delas. Essas lições eu trouxe para a minha carreira e vida empreendedora, pois acredito que um empreendedor de sucesso é aquele que consegue mudar a vida das pessoas”.

Pedro Rabelo, 26 anos, CEO e cofundador do Bagy, plataforma que ajuda pequenos e médios varejistas a criarem seu e-commerce
Livro: The lean Startup (A Startup Enxuta), de Eric Ries
“Esse livro foi o que mais impactou na minha vida, pois ele explica o modelo de empresa e desenvolvimento de negócios de uma Startup. Foi uma base para entender como pequenas empresas haviam crescido a ponto de se tornarem gigantes. Até hoje lembro dos conceitos deste livro no Bagy”.

In this article

Join the Conversation